terça-feira, 20 de maio de 2008

Sambistas de A a Z. É o Bom Partido ensinando...

Já falei algumas vezes do Grupo Bom Partido, de Floripa aqui no "Mora". Um pessoal , de grande qualidade, que resiste lindamente e insiste em mostrar e relembrar os bons sambas e os seus autores.

Nesta quarta-feira, dia 21, véspera do feriado, o Grupo Bom Partido faz uma apresentaçao muito interessante, relembrando diversos autores, nom show intitulado "Sambistas de A a Z". A curtição começa às 21 horas e será no Café Matisse, um anexo do Centro Integrado de Cultura, ali na Beira-Mar Norte.


Ja´imaginaram a responsa do Grupo ? O repertório é bem variado, e inclui , desde Adoniran Barbosa, sambista paulista consagrado, ao Zé Kéti, um dos maiores sambistas que o Rio já produziu. E aí a coisa extrapola o samba, passa pelo maxixxxe, marcha-rancho, ijexá, etc...Quem gosta de samba ainda vai se surpreender em saber de quem são algumas pérolas tão cantarolas por ái. É uma antiga lacuna no nosso amado Brasil...os autores não são reconhecidos..os intérpretes ainda tiram uma onda.. mas os compositores.....tái mais uma boa do show: um pouco de história e reconhecimento.

O Bom Partido é formado por Jandira (voz), Júlia (voz), Josiane (voz), Fernanda da Silveira (cavaco), Thiago Laroyd (violão), Dôga (percussão) e Bidu (percussão). O incansável Carlos Raulino é grande mentor, idealizador, divulgador, batalhador - tem mais alguma profissão terminada em "or" por aí? - do Bom Partido. Ele semrpe abre o seu celular para qualquer infrmação adicional...então fiquem á vontade...9991-3218.

Mais uma dica do Mora...é só conferir e depois me dizer...

terça-feira, 13 de maio de 2008

Uma Rosa no Meu Jardim

Moçada,

Na sexta-feira agora, dia 16 de maio, às 21h no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianóoplis, acontece mais um show do CD "Uma Rosa no Meu Jardim", uma homenagem ao compositor Elias Marujo, meu parceiro. O Elias é o responsável por dar vida a algumas de minhas canções. Certamente se não fosse a sua parceria, a sua insistência em acreditar na minha capacidade de realizar sambas, eu não teria algum reconhecimento nesta área.

No show você poderá curtir todas as canções do CD, entre elas "Deixa que Te Ame", Tons e Sons" e "Sem se perder", todas com a minha participação na co-autoria.

Quem já viu o show em outras oportunidades gostou muito, em razão da qualidade dos arranjos, a cargo do Wagner Segura, e das paritipações especiais de músicos como o Luis Meira, guitarrista que acompanha Gal Costa. Entre os intérpretes estão a Maria Helena, o Jeisson Dias, Leleco Lemos, Márcio Martins e Raquel.

Gostaria muito que vc. prestigiasse o evento. Sabe quanto vai custar o ingresso? Apenas R$ 10,00. No local o CD estará à venda. O trabalho está espetacular. Não dá pra ter modéstia neste caso. Até porque minha contribuição foi pequena. Mas os arranjos, as interpretações e o resultado da produção é excelente mesmo.

Repito...

Local: Teatro Álvaro de Carvalho, no Centro de Floripa
Quando: próxima sexta-feira, dia 16 de maio
Hora: 21 horas
Ingressos: R$ 10,00

Um grande abraço e grato por divulgar por aí o evento, entre seus amigos.

Cláudio Caldas

domingo, 4 de maio de 2008

Estamos Marcados

Muitos dos leitores deste espaço sabem da existência do “Estamos Marcados”. Mas como já tenho, Graças a Deus, muitos leitores do “Mora na Filosofia”, hoje registro o que é, e como surgiu o “Estamos Marcados”. Quem não sabia dessa vai gostar da história.

Já fiz referência aqui, no primeiro post do Blog, a um certo domingo do ano 2004, quando “surtei” e voltei a me interessar muito pelo samba. Fruto também daquele “surto”, tive vontade de voltar a tocar violão, e participar de rodas de samba, regadas a cervejas geladas e alguns beliscos ou um daqueles deliciosos pratos típicos que acompanham o samba. A idéia evoluiu e imaginei juntar alguns amigos, não necessariamente músicos, mas amigos ligados pelo coração, para formar um grupo que curtisse o bom samba. Lembrei de um nome aqui, um outro ali e fui convidando para a idéia.

Já era 2005 quando chamei cada um destes amigos, para tomarmos uma cerveja – oportunidade onde discutiríamos a possibilidade de colocar em prática esta deliciosa idéia de, reunir um grupo de amigos para tocar samba, pelo menos uma vez por mês. Sugeri o nome do grupo em razão de perceber que todos gostavam muito de Paulinho da Viola, e este ter uma canção, pouco conhecida, chamada “Estou Marcado”. Um belo samba cuja letra fazia referência a um amor que ficou marcado. Era a nossa senha. Estaríamos marcados para nos ver uma vez por mês e cantar belos sambas. Surgia o “Estamos Marcados” .

Inicialmente os elementos do grupo eram quase todos do local onde eu trabalhava. Eu estaria no violão, Júnior, no cavaquinho, Fabiano, no pandeiro, Taniguchi, no tan-tan e a Susana, que sabe muitos sambas, nos vocais. Em seguidas chamamos o Gustavo, para marcar no tamborim. E foi assim que nos reunimos, pela primeira vez, na casa do Fabiano, com nossas famílias, latas de cervejas e uma carninha no fogo. O resultado foi fantástico e emocionante.
Este foi só início da emoção...de lá pra cá mantemos a tradição de, pelo menos uma vez por mês, nos reunirmos...outro dia falo mais desta idéia e como este grupo de amigos cresceu...

Aos Marcados que me leêm , peço que me ajudem a contar este início de nossa história com seus comentários....