sexta-feira, 28 de março de 2008

Monarco em Floripa e Terreiro Grande no Rio

O público que acompanha o Blog é constituído, basicamente, por amigos do Rio e de Floripa. Por esta razão faço questão de dar duas dicas para o fim de semana. Mas são atrações imperdíveis. Portanto, agendem-se e não percam a oportunidade.

No Rio, tem o grupo Terreiro Grande, de São Paulo. Seus integrantes são amigos oriundos do Grêmio Recreativo Tradição e Pesquisa Morro da Pedras que estudam - como eu gosto desta palavra no samba - e pesquisam sambas pouco conhecidos, com o objetivo de homenagear grandes nomes do samba autêntico. Recentemente convidaram Cristina Buarque para juntos, pesquizarem os grandes compositores da Portela e outras Escolas do Rio, e realizarem um trabalho. Do resultado emergiu um CD maravilhoso, gravado ao vivo, do show realizado no Teatro Fecap, em 2007. No repertório, pérolas de Alvaiade, Chico Santana, Paulo da Portela, Monarco, Candeia, Mimjinha, Zé Keti e outros - todos genias autores do samba autêntico. Sou apaixonado por este CD que realizou, concretizou e sintetiza todo o sentimento de "estudo" que me envolve utlimamente, sobre o samba. É a vertente da nova Lapa que, como uma "corrente" dentro da política do samba, exalta e promove um tipo de samba diferente daquela outra "corrente" iniciada em 1980, no Cacique de Ramos. Particulamente, integro esta corrente. A que estuda, a que pesquisa e a que produz novos sambas, mas naquele estilo.

Pois então...neste final de semana o Terreiro Grande e a eterna batalhadora Cristina Buarque, se apresentam na sexta e sábado, na sala Baden Powel, em Copacabana , no Rio, às 20, a R$ 20,00 o ingresso. No domingo eles vão para o "Mal do Século" um casa nova da Lapa, também no Rio, a partir das 17h, com ingressos a R$ 15,00.

Já o pessoal de Floripa tem a rara oportunidade de curtir Monarco, no domingo, no Praça XI, localizado na Praia Comprida em São José. A promoção integra as comemorações de aniversário da cidade vizinha a Floripa, e rola a partir do meio-dia, com a apresentação de diversos grupos locais, entre eles o Número Baixo e o excelente Bom Partido, que vai acompanhar, junto com Wagner Segura, o grande Monarco da Portela. A entrada é franca.

No repertório a ser apresentado por Monarco, estão, entre outros sambas, "Tudo Menos Amor", "Doce Melodia", "De Paulo a Paulinho" e "Passado de Glória", razão pela qual estarei lá me deliciando e curtindo a presença do mestre.

Dois programas que não dá pra perder. E pensar que custam nada ou quase nada. No caso do show do Monarco, a lamentar apenas o fato de a divulgação ser bastante precária. Apenas o site da prefeitura de São José está chamando para a apresentação do Praça XI, no domingo. Creio que se fosse o pessoal do "Liga pra mim..." chato e comercial...tinha holofote em cima.



2 comentários:

Antonieta de Barros disse...

Boa!!!
Gostei da divulgação!
Gostei ainda mais quando disseste que a divulgação é precária!!

Eu, como futuro jornalista, fico "feliz" com isso.
Assim, quem sabe, esse pessoal aprenda a dar um pouco mais de valor pra um assessor de imprensa e ver o quanto ele faz falta.

Abraços!

CLÁUDIO CALDAS disse...

É Artur, foi-se o tempo em que os meios de comunicação "corriam atrás" de boa cultura. Agora é preciso muito grana pra eles publicarem alguma coisa. Se não rende, mermão...babau. Façamos a nossa parte e divulguemos o que julgamos de boa qualidade.
Abração!
Cláudio